Programas de computador – Planejamento de Transportes
TrPlan
No desenvolvimento de projetos de engenharia que envolvem planejamento de transportes é muito comum a elaboração de modelos computacionais que representem a área de estudo, envolvendo a demanda e a infraestrutura, sobre os quais podem ser elaborados diferentes cenários e testadas as suas performances. Estes modelos são comumente desenvolvidos pelo uso de softwares que se baseiam no Modelo Clássico de Transportes, também chamado de Modelo 4 Etapas de Transportes, empregando diferentes níveis de sofisticação nos métodos envolvidos. Neste contexto existem, por um lado, softwares comerciais já bem desenvolvidos, bem estabelecidos e consagrados no mercado, e também, por outro lado, softwares livres desenvolvidos principalmente por comunidades acadêmicas, mais voltados para pesquisa, não amigáveis a usuários em contexto de aplicação técnica. Assim, é observada uma lacuna nas possibilidades de acesso a esse tipo de ferramenta para os usuários que não têm recursos financeiros para adquirir licenças de softwares comerciais e que também não possuem habilidades computacionais suficientes para operar os softwares livres. Estes usuários incluem estudantes de engenharia e profissionais em situações de trabalhos técnicos mais simplificados, envolvendo áreas de estudo relativamente menores e menos complexas.
O software TrPlan foi desenvolvido como uma ferramenta para atender a estes usuários, oferecendo um conjunto de ferramentas suficiente para o desenvolvimento de modelos, dentro dos processos envolvidos no Modelo 4 Etapas de Transporte, sendo amigável para o usuário e estando acessível ao público em geral.
O software TrPlan foi desenvolvido a partir de um outro software, o TrPlan-DM, que foi registrado no INPI sob o número BR512023000417-0, com registro emitido em 28/02/2023. O software TrPlan-DM foi desenvolvido dentro do mesmo contexto do TrPlan, mas nele foi implementado um conjunto de funcionalidades que atende somente de forma parcial o desenvolvimento de modelos para planejamento de transportes, envolvendo somente funcionalidades para projeção de demanda (por isso o sufixo “-DM” no seu nome, de demand modelling), correspondendo aos três primeiros passos do Modelo 4 Etapas: 1) Geração, 2) Distribuição, e 3) Divisão modal. Agora, no software TrPlan, foram implementadas as funcionalidades adicionais necessárias para o desenvolvimento de todas as atividades envolvidas no Modelo 4 Etapas, sendo incluída a etapa 4) Alocação.
As funcionalidades implementadas no TrPlan incluem todos os métodos de previsão de demanda e as funcionalidades para processamento de arquivos de dados de demanda modelados no software TrPlan-DM, que seguem aqui listados.
- Métodos diretos de previsão de demanda
- Estimativa incondicional
- Estimativa condicional
- Modelos de geração de viagens
- Regressão linear multivariada
- Modelos de distribuição de viagens
- Fator de crescimento uniforme
- Fator de crescimento médio
- Fratar
- Furness
- Detroit
- Gravitacional
- Gravitacional vinculado
- Modelos de divisão modal
- Logit binomial
- Ferramentas para conversão de formatos de matrizes
- Matriz para colunas
- Colunas para matriz
Adicionalmente, o TrPlan tem implementados os seguintes métodos, complementares para o Modelo 4 Etapas:
- Modelos de alocação de tráfego
- Tudo ou nada
- Incremental
- Médias sucessivas
- Transporte público coletivo
Complementarmente, foi ainda implementada no TrPlan uma funcionalidade para apoio na comparação de cenários alternativos, o Método de Análise Hierárquica (AHP). Resumidamente, este é um método bem conhecido no meio técnico para auxiliar na determinação do cenário alternativo mais vantajoso com base no uso de indicadores extraídos dos modelos e em pesos determinados de forma específica.
Todas as propriedades de visualização de dados com o auxílio de tabelas e gráficos, já existentes no TrPlan-DM, foram mantidas e aprimoradas no TrPlan, bem como a forma de importação de dados através de templates de planilhas eletrônicas, exportação de resultados como planilhas e imagens e salvamento de configurações de projetos.
Registro no INPI: BR512024001070-0
Download dos templates para os dados de entrada.
Vídeos tutoriais